casacivillarissafalcao
casacivillarissafalcao

A Pinacoteca do Ceará oferece uma programação diversificada e gratuita até o dia 2 de novembro, com atividades que abrangem desde visitas guiadas e práticas de yoga até oficinas para crianças e uma aula aberta com a renomada artista Rosana Paulino. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, busca promover o acesso à arte e à cultura para todos os públicos.

A programação teve início na quarta-feira com a prática de “Yoga ao Pôr do Sol”, conduzida por Aline Rodrigues, focada em acroyoga para duplas, incentivando a confiança e a consciência corporal.

Na quinta-feira, os visitantes puderam participar da visita temática “As palavras e o tempo” na exposição “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, explorando termos regionais cearenses menos conhecidos através das obras expostas. A visita contou com acessibilidade em Libras.

Sexta-feira e sábado, o público tem a oportunidade de participar de visitas mediadas pelas exposições em cartaz, conduzidas por arte-educadores e acessíveis em Libras.

Um dos pontos altos da semana é a aula aberta “Obra, Pesquisa e Ensino” com Rosana Paulino, na sexta-feira. A artista, reconhecida por suas investigações sobre as feridas coloniais e a posição da mulher negra na sociedade brasileira, compartilhará sua trajetória e reflexões no auditório do museu. Rosana Paulino representará o Brasil na Bienal de Veneza em 2026, ao lado de Adriana Varejão.

No domingo, o Ateliê Criança Cria promove a “Oficina de Boneca Abayomi”, com Iuri Tavares, marcando o início da participação da Pinacoteca no Festival Afrocearensidades 2025. A oficina convida crianças a partir de 5 anos a confeccionarem a tradicional boneca Abayomi, símbolo de resistência e afeto originário das mulheres africanas escravizadas.

Atualmente, a Pinacoteca do Ceará exibe quatro exposições principais: “Corpos explícitos, corpos ocultos”, “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, “Existências paralelas – acervo em (des)construção” e “Amar se aprende amando”. O público também pode conferir a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com obras de Chico da Silva e detalhes sobre o processo de conservação e restauro.

A visitação é gratuita de quarta a sexta, das 10h às 18h, sábados das 12h às 20h, e domingos das 10h às 17h. A Pinacoteca do Ceará oferece recursos de acessibilidade como audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeiras de rodas e intérpretes de Libras.

Fonte: www.ceara.gov.br

Destaques 

Relacionadas

Menu