A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado, o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), referente ao primeiro quadrimestre de 2025. A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, liderou a apresentação durante audiência pública, detalhando ações, investimentos e avanços na área da saúde no estado.
Um dos destaques do período foi o pioneirismo do Ceará no recebimento de recursos do programa federal Mais Acesso a Especialistas. Além disso, o estado registrou um recorde histórico no número de transplantes de órgãos, atingindo a maior marca dos últimos 26 anos.
A secretária enfatizou a importância da inauguração do Hospital Universitário do Ceará em 2025, considerado um dos maiores hospitais públicos do país. Adicionalmente, o Hospital Geral de Fortaleza expandiu sua capacidade com a abertura de 25 novos leitos, visando fortalecer o atendimento de emergência à população.
Entre os projetos estratégicos em andamento, foram mencionados o De Braços Abertos, focado no fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS), e o Programa de Redução da Fila de Cirurgias Eletivas, que busca acelerar a realização desses procedimentos.
O serviço de Telessaúde do estado também foi ressaltado, oferecendo atualmente 22 especialidades médicas a pacientes nos 184 municípios cearenses, com um índice de resolutividade de 80,6%. Segundo a secretária, o número de consultas agendadas por telemedicina impacta diretamente na redução da necessidade de deslocamento de pacientes.
Na área de Atenção Especializada de Alta Complexidade, a secretária da Saúde destacou os investimentos no tratamento oncológico, com foco nos 16,3 mil atendimentos e 1,9 mil procedimentos cirúrgicos oncológicos realizados no Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ). A apresentação do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) cumpre as regulamentações do Ministério da Saúde, garantindo a transparência e o acompanhamento da execução do Plano Estadual da Saúde 2024 – 2027.
Fonte: www.ceara.gov.br