casacivilcleidecastro
casacivilcleidecastro

No dia dedicado ao dentista e à saúde bucal, o estado do Ceará reforça a importância do cuidado com a boca como um pilar da saúde integral. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) ressalta o trabalho de profissionais que atuam em serviços especializados e hospitalares, garantindo acesso gratuito a tratamentos que vão desde o básico até a reabilitação protética e o diagnóstico precoce de câncer bucal.

Os atendimentos são realizados por meio dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), unidades hospitalares da rede estadual e laboratórios de prótese dentária, que formam uma rede de atenção à saúde bucal. São 25 CEOs distribuídos em todas as regiões de saúde do Ceará.

Segundo um orientador da Célula de Atenção à Saúde Bucal da Sesa (Cebuc), a Política Nacional de Saúde Bucal — Brasil Sorridente, redefiniu o papel da odontologia no Sistema Único de Saúde (SUS), integrando-a a todas as etapas da atenção em saúde. “Não há saúde integral sem saúde bucal,” afirma.

A diretora de um CEO Regional, Jamille Maia, destaca que a decisão de seguir na odontologia veio do desejo de cuidar das pessoas. Ela conta que devolver o sorriso aos pacientes e aliviar suas dores é uma sensação indescritível.

Casos como o de Ester Eusébio de Oliveira, de 12 anos, ilustram o impacto positivo do cuidado odontológico. Ester está em tratamento ortodôntico em um CEO e relata estar satisfeita com o atendimento.

O dentista Antônio Rafael Oliveira e Silva, especialista em pacientes com deficiências, enfatiza que a boca é a porta de entrada do organismo e que infecções não tratadas podem afetar outros órgãos e interferir no controle de doenças crônicas.

Outra paciente, Fátima Gomes, teve seu sorriso e autoestima restaurados após tratamento em um CEO. Ela relata que, antes, evitava sorrir por vergonha dos dentes, mas que o cuidado recebido transformou essa relação.

Fonte: www.ceara.gov.br

Destaques 

Relacionadas

Menu