Inovação Tecnológica na Saúde: Hospitais da Rede Sesa Priorizam Segurança do Paciente
Com o objetivo de garantir a segurança do paciente e melhorar a eficiência dos processos assistenciais, a Rede Sesa, responsável pela gestão da saúde no Ceará, implementou a informatização de rastreabilidade de materiais em seus hospitais.
Com a tecnologia, os hospitais podem acompanhar todo o ciclo de processamento dos materiais, desde a limpeza e esterilização até a liberação dos instrumentos utilizados em procedimentos cirúrgicos e assistenciais. Isso é possível graças ao uso de sistemas informatizados que permitem o registro e monitoramento em tempo real.
Uma das principais vantagens da informatização é a redução de erros e a garantia da qualidade do cuidado prestado ao paciente. Além disso, a tecnologia também contribui para a eficiência operacional e a sustentabilidade, eliminando o uso de papel e reduzindo custos.
Segurança do Paciente e Apoio à Gestão
O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) foi o primeiro a implantar o sistema informatizado de rastreabilidade de materiais, em 2024. Com isso, a unidade hospitalar pôde garantir a segurança do paciente e melhorar a qualidade do cuidado prestado.
A coordenadora de Enfermagem da CME do Helv, Ângelo Daniel Alves Teixeira da Silva, salientou a importância da tecnologia para a qualidade do cuidado prestado. “O sistema possibilita o acesso em tempo real às informações, garantindo decisões mais rápidas e eficazes, com o apoio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar”, destacou.
Conformidade com Normas Sanitárias
A técnica de enfermagem Izabel Cristina Soares dos Santos ressaltou as vantagens práticas do novo modelo, em comparação ao processo manual utilizado anteriormente. “Com essa tecnologia, otimizamos o processo e ganhamos celeridade no registro dos materiais, especialmente nos casos urgentes”, afirmou.
Conforme a coordenadora de enfermagem da CME do HRVJ, Talessa Uchôa, a unidade enfrentava anteriormente um elevado custo com o uso de papel, além de dificuldades para garantir a rastreabilidade completa dos processos. “Antes, não conseguíamos ter uma rastreabilidade fiel de todas as etapas. Hoje, conseguimos acompanhar, de fato, todo o trajeto do material”, destacou.
Rastreabilidade Consolidada
O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) vive um estágio de maturidade na rastreabilidade informatizada de materiais. A consolidação do sistema tem gerado impactos positivos contínuos nos protocolos de segurança do paciente, na eficiência operacional e na qualificação da gestão dos materiais médico-hospitalares.
Segundo a coordenadora da CME do HGWA, Maria Helane Rocha, o acompanhamento do sistema já está plenamente integrado à rotina da unidade, ocorrendo de forma contínua em todos os turnos e abrangendo a clínica cirúrgica, os serviços de imagem e o ambulatório. Desde a implantação, em agosto de 2025, os resultados têm sido expressivos, com avanços na organização dos fluxos, maior confiabilidade das informações e mais agilidade no suporte às equipes assistenciais, impactos que se refletem diretamente na qualidade do cuidado prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).