casacivilcleidecastro
casacivilcleidecastro

Após um período de revitalização, o Museu da Cultura Cearense (MCC) reabre suas portas no dia 29 de novembro de 2025, com a inauguração da exposição “QUILOMBOLAS: Tecendo Territórios de Liberdade”. A reabertura marca um novo momento para o museu, que integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).

A programação de abertura, com início às 16h, inclui falas de lideranças quilombolas, rodas de conversa, apresentações artísticas, discotecagem e visita guiada com a curadoria da exposição. Mais de 20 representantes de territórios quilombolas do Ceará estarão presentes, evidenciando o caráter coletivo e participativo da mostra. A entrada é gratuita.

Com curadoria de Cícera Barbosa, Joseli Cordeiro e João do Cumbe, a exposição integra o Festival Afrocearensidades e busca apresentar o quilombo como um território de experiências históricas e contemporâneas, com modos próprios de organização social, cultivo da terra, educação e celebração.

A mostra apresenta mais de 150 itens, incluindo objetos, fotografias, sons e frases, que se conectam sob o conceito de “Transfluências”, proposto por Nêgo Bispo, compreendido como a circulação de modos de vida, saberes e tecnologias de cuidado coletivo.

A exposição se propõe a apresentar uma narrativa que contrapõe a visão do quilombo como mero refúgio do passado, mostrando-o como um projeto de mundo vivo e em constante construção, presente em 137 agrupamentos espalhados pelo Ceará.

O museu passou por intervenções estruturais para solucionar infiltrações e oferecer um espaço mais seguro e confortável. A equipe foi reforçada, com a criação de novos postos de trabalho nas áreas Educativa e de Museologia. Além disso, foram realizadas ações para ampliar a preservação, pesquisa e documentação do acervo.

Fonte: www.ceara.gov.br

Destaques 

Relacionadas

Menu