Em uma operação policial na noite de quinta-feira, seis indivíduos foram presos em flagrante em Fortaleza, sob suspeita de envolvimento com um grupo criminoso e queima de fogos de artifício. As prisões ocorreram em dois bairros da capital cearense, Jacarecanga e Carlito Pamplona, ambos na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).
A ação foi desencadeada após denúncias de que a queima de fogos estaria ligada a atividades de grupos criminosos. O Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar foi acionado pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e iniciou diligências na região.
No bairro Jacarecanga, quatro suspeitos foram detidos. Com eles, a polícia apreendeu seis caixas contendo um total de 24 fogos de artifício, dos quais 22 já haviam sido utilizados. Os detidos e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).
Na delegacia, os suspeitos foram autuados em flagrante por integrar organização criminosa e tiveram suas prisões convertidas em preventivas. A Polícia Civil investiga o caso para identificar outros possíveis envolvidos.
Entre os detidos, um homem de 29 anos possui antecedentes por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Outro, de 25 anos, já respondeu por posse irregular de arma de fogo, tráfico de drogas, associação para o tráfico, lesão corporal dolosa, integrar organização criminosa, adulteração de sinal identificador de veículo, furto qualificado e receptação.
Um terceiro homem, de 24 anos, tem registros por tráfico de drogas, roubo, porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal dolosa, dano, resistência e desacato. O quarto suspeito, de 18 anos, possui antecedente criminal por integrar organização criminosa e, quando adolescente, cometeu atos infracionais por crime contra a administração pública, roubo a pessoa, furto de veículo, tráfico ilícito de drogas, ameaça e uso de drogas.
No bairro Carlito Pamplona, outros dois suspeitos foram detidos. Um homem de 26 anos, com antecedentes por roubo, posse irregular de arma de fogo, tráfico ilícito de drogas, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa e corrupção de menores, e um adolescente de 17 anos foram apreendidos. Com eles, foram encontrados 12 fogos de artifício, sendo quatro deflagrados e oito intactos. O adolescente foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).
Fonte: www.ceara.gov.br