WhatsApp-Image-2026-01-14-at-11.51.27-1

Operação de resgate de aves silvestres realizado pela PMCE em Fortaleza

Na manhã do dia 11, uma equipe do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou uma operação de resgate de oito aves silvestres que estavam em cativeiro em uma casa no bairro Granja Portugal, em Fortaleza.

Os animais, incluindo quatro pássaros bigodeiros, um azulão, um papa arroz e dois pássaros campinas, foram levados para a organização não-governamental (ONG) BiodiverSe, onde passarão por cuidados veterinários antes de serem devolvidos à natureza.

Além disso, dois homens foram detidos e autuados por crime ambiental.

O que diz a lei?

A pena para quem cria, comercializa ou mantém em cativeiro animais silvestres sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a autorização obtida, é de detenção de seis meses a um ano e multa.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou pelo WhatsApp (85) 3101-0181, onde é possível enviar mensagens de texto, áudios, vídeos e fotografias.

Dicas de prevenção de busca e resgate de animais

Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos;

Contate o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) ou o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade.

Destaques 

Relacionadas

Menu