A Pinacoteca do Ceará oferece uma programação diversificada para encerrar o mês de novembro, com atividades gratuitas que incluem arte, bem-estar e lazer para todas as idades. A programação, que integra as ações do III Festival Afrocearensidades, acontecerá entre os dias 26 e 30 de novembro, com acessibilidade em Libras garantida em todas as atividades.
Na quarta-feira, dia 26, o público poderá participar do “Pouso do Trabalhador – Oficina de Macramê”, das 12h30 às 13h30, no hall do museu. A oficina, parte do Festival Afrocearensidades 2025, proporcionará um momento de relaxamento através da tecelagem manual, onde os participantes aprenderão a técnica confeccionando pulseiras. No mesmo dia, às 17h, o pátio da Pinacoteca será palco do “Yoga ao Pôr do Sol”, com a prática de hatha yoga conduzida por Gleici Barbosa. As inscrições para a sessão de yoga, que oferece 20 vagas, serão abertas uma hora antes, na recepção.
Sexta-feira (28) e sábado (29) serão dedicados às visitas mediadas pelas exposições em cartaz. Os arte-educadores guiarão os visitantes a partir das 15h, com inscrição na recepção a partir das 14h. Cada visita oferece 20 vagas e acessibilidade em Libras.
O domingo (30) será marcado pelo Ateliê Criança Cria, com a atividade “Caderninhos Sensíveis” conduzida por Ligia Bessa, em duas sessões, às 10h e às 15h. Inspirada nas obras da exposição “Corpos explícitos, corpos ocultos”, a atividade convida crianças a partir de 5 anos a criarem cadernos artesanais, explorando papéis, colagens e outros materiais.
Atualmente, a Pinacoteca do Ceará abriga as exposições “Corpos explícitos, corpos ocultos”, “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, “Existências paralelas – acervo em (des)construção” e “Amar se aprende amando”. Os visitantes também podem conferir a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com obras de Chico da Silva e detalhes sobre o processo de conservação e restauro.
A Pinacoteca do Ceará está aberta de quarta a sexta-feira, das 10h às 18h, aos sábados das 12h às 20h e aos domingos das 10h às 17h. A entrada é gratuita.
Fonte: www.ceara.gov.br