A Pinacoteca do Ceará prepara uma semana intensa, de 22 a 26 de outubro, com uma programação diversificada. O ponto alto será o seminário “Vidas Singulares, Memórias Coletivas”, que expande as discussões da exposição “Existências Paralelas – acervo em (des)construção”. A programação inclui o lançamento do livro “Ataque à Indiferença: Ensaios sobre Arte e Política”, do curador Moacir dos Anjos, além de visitas guiadas, práticas de yoga, o “Pouso do Trabalhador” e o “Ateliê Criança Cria”.
O seminário, agendado para os dias 24 e 25 de outubro, sexta e sábado, aprofundará os temas da exposição “Existências paralelas”, com curadores e especialistas debatendo a formação de museus públicos, a memória territorial, a arte popular e a curadoria compartilhada. Na sexta-feira, a mesa “Antologia de Existências” abordará o impacto de equipamentos culturais nas comunidades, com estudos de caso do Museu de Arte do Rio (MAR) e do Centro Cultural Bom Jardim. No sábado, “Rastros e Lastros” focará no cânone artístico e os desafios de autoria na “arte do povo”, enquanto “Memórias Orais e Populares em Museus” tratará da curadoria compartilhada como ferramenta de escuta territorial.
No sábado, o hall da Pinacoteca receberá o lançamento de “Ataque à Indiferença: Ensaios sobre Arte e Política”, com a presença do autor Moacir dos Anjos. O evento terá um bate-papo sobre a obra, mediado pelo diretor do museu, seguido de sessão de autógrafos. A obra investiga “práticas artísticas que são, também, práticas políticas”, analisando artistas que desafiam as normas e desigualdades contemporâneas.
A semana também contará com outras atividades. Na quarta-feira, o “Pouso do Trabalhador” oferecerá um momento de relaxamento com música e dança, e o “Yoga ao Pôr do Sol” promoverá uma prática meditativa. Na quinta-feira, a visita temática “Presenças em Encontro” explorará a relação do espectador com a exposição “Corpos Explícitos, Corpos Ocultos”. No final de semana, o público poderá participar de visitas mediadas às exposições. O “Ateliê Criança Cria” de domingo convida crianças a partir de 3 anos a explorar a criatividade com colagens e desenhos inspirados na exposição “Existências Paralelas”.
Atualmente, a Pinacoteca do Ceará exibe as exposições “Corpos Explícitos, Corpos Ocultos”, “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: Figura e Paisagem, Palavra e Imagem”, “Existências Paralelas – acervo em (des)construção” e “Amar se aprende amando”.
Fonte: www.ceara.gov.br