Crianças internadas no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) tiveram uma terça-feira (7) diferente e cheia de alegria. O projeto “Sexteto de Quatro Patas” promoveu uma visita especial com as cachorrinhas Tuty, Chloe e Malu, que levaram sorrisos e descontração à ala pediátrica. A ação faz parte da programação da Semana da Criança, promovida pela unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
Luciana Athayse, responsável pelo projeto social, ressalta o impacto positivo das visitas, que já ocorrem em datas comemorativas como Páscoa, Natal e Dia das Crianças, em diversas unidades hospitalares. “O retorno é extremamente gratificante. O projeto agrega muito à saúde dos pacientes, trazendo alegria, satisfação e interação entre todos. Tenho vários relatos de melhora no quadro de saúde após as visitas. Os animais não alegram apenas as crianças, mas também os trabalhadores, que se distraem e mudam o astral do dia”, afirma Luciana.
Famílias presentes expressaram emoção e gratidão pela iniciativa. Jéssica Pereira, mãe de Kairo Barbosa, de oito anos, elogiou a ação, destacando como as crianças se distraem e saem um pouco do ambiente hospitalar. Maria Vitória, mãe da pequena Ana Vitória Lima, de dois anos, internada há sete meses, também compartilhou sua emoção, afirmando que foi maravilhoso ver o sorriso da filha.
De acordo com a psicóloga do HGWA, Renata Viana, atividades como essa têm grande importância no processo de recuperação das crianças. “Trazer o lúdico para dentro do hospital faz com que percebam que continuam fazendo parte desse universo infantil. Isso reflete no tratamento: elas se engajam mais, e até o índice de rejeição às medicações diminui”, explica. Ela também ressalta o poder terapêutico da interação com os animais, que despertam alegria e aliviam a tristeza, transmitindo carinho genuíno.
As atividades em comemoração ao Dia das Crianças seguem até sexta-feira (10) no HGWA, com visitas de mascotes de times de futebol, apresentações musicais, entrega de presentes e brincadeiras lúdicas, proporcionando mais momentos de alegria e acolhimento aos pequenos pacientes.
Fonte: www.ceara.gov.br