casacivilisabellacampos
casacivilisabellacampos

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) apresenta uma semana culturalmente rica, com destaque para a inauguração da exposição fotográfica “Turbilhão”. A programação diversificada inclui ainda uma fala aberta, desfile e roda de capoeira, com entrada gratuita em todas as atividades.

A Galeria da Liberdade, também sob gestão do MIS, recebe a exposição “…e se não for agora, um dia será…”.

No sábado, dia 29, às 17h, o MIS abre as portas para “Turbilhão”, uma coleção de fotografias de artistas brasileiros das décadas de 1950 e 1960, um período marcado por efervescência cultural. As imagens, antes parte do acervo da Sociedade Francesa de Fotografia, foram redescobertas pelo curador brasileiro Lucas Menezes.

A exposição, parte da Temporada França-Brasil 2025, é resultado da pesquisa de doutorado de Menezes e revela a diversidade estética e técnica da fotografia brasileira do pós-guerra. A mostra conta com 47 fotografias de 30 fotógrafos, incluindo nomes como Chico Albuquerque, Geraldo de Barros e Thomaz Farkas.

Ainda no sábado, das 15h às 17h, o auditório do museu será palco da fala aberta “Pacto Nanasístico da Pretitude e o Sistema das Artes Visuais: Afetos, Estéticas e Poder” com Renata Felinto, que abordará as relações entre ancestralidade e o sistema de artes visuais, com foco em estratégias de resistência e inovação. A classificação indicativa é de 18 anos.

Complementando a programação do sábado, das 16h às 19h30, a praça do MIS recebe o Desfile Brecha Baile, um evento que busca dar visibilidade a estilistas emergentes e independentes.

No domingo, dia 30, das 16h às 17h30, a tradicional roda de capoeira “Vem Vadiar no Museu”, liderada por Mestre Urso Preto, anima a praça do MIS, celebrando a herança cultural brasileira.

Durante a semana, a sala imersiva do museu exibe “Aves do Ceará”, “Fósseis do Cariri” e obras de artistas negros selecionados pelo Edital Ocupa MIS. As exposições físicas “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” e “Laboratório dos Sentidos” também continuam em cartaz.

O MIS está aberto de quarta a domingo, com horários diferenciados. A biblioteca Marly Mariano & Thomaz Farkas funciona de quarta a sexta-feira. A Galeria da Liberdade exibe “…e se não for agora, um dia será…” de quarta a sábado.

Fonte: www.ceara.gov.br

Destaques 

Relacionadas

Menu