Museu da Imagem e do Som do Ceará Promove Programação Especial
O Museu da Imagem e do Som do Ceará, equipamento da Secult CE, realizará uma programação especial em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans, Travesti e Não-Binária (29/01). A celebração inclui a realização da Mostra Transmutações e do Xica Manicongo Ball – Major Edition.
A Mostra Transmutações 2026 é uma ação do programa Trair o CIStema, que valoriza e destaca o protagonismo de pessoas trans, travestis e não-binárias. A programação inclui também a oficina de estandartes, promovida pela Galeria da Liberdade.
Mostra Transmutações 2026
A Mostra exibirá obras produzidas por artistas trans, a partir de editais e ateliês de criação realizados pelo Museu. As exibições ocorrerão na sala imersiva, painéis internos, painel de led da praça e fachada do Museu.
Xica Manicongo Ball – Major Edition
O evento será realizado no sábado (31) e será uma celebração da cultura ballroom produzida por pessoas trans. As categorias incluem dança, caracterização e performance, com um júri composto por artistas trans.
Sala Imersiva e Exposições
A sala imersiva do MIS exibirá as exposições Ypykuéra: Povos Originários e a Megafauna, Aves do Ceará, Fósseis do Cariri e O Paraquedista, além da Mostra Transmutações 2026.
O Museu da Imagem e do Som do Ceará funciona de quarta a domingo, com horários diferenciados. A biblioteca Marly Mariano & Thomaz Farkas funciona de quarta a sexta-feira, das 13h às 18h.