O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) preparou uma programação diversificada e gratuita para celebrar o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. As atividades, que já começaram e se estendem até domingo, dia 23, incluem falas abertas, shows musicais, oficinas artísticas e feiras de design e gastronomia.
Na quarta-feira, o MIS promoveu a fala aberta “Caminhos Ancestrais de Preta Tia Simoa”, abordando o protagonismo de mulheres negras na luta pela abolição no Ceará, com foco na liderança de Simoa Maria da Conceição.
O ponto alto da programação é o evento “Sons da Ancestralidade: Artes e potências negras no MIS”, realizado nesta quinta-feira, com música, fotografia e dança, celebrando a produção artística negra cearense. O evento inclui apresentações musicais que variam do hip hop ao samba, com artistas como Samba Kanjerê, Luiza Nobel e CABULOSA.
Oficinas de gastronomia, fotografia (“Olhares negros na fotografia brasileira”) e passinho de reggae também fazem parte da programação. Feiras como a Casa de Xicas, Mercado Alimenta CE, Feira Negra de Fortaleza e a Feira de Design autoral da Kuya oferecem espaço para a economia criativa e o design autoral.
No sábado, será inaugurada a nova exposição da Galeria da Liberdade, intitulada “…e se não for agora, um dia será…”. A mostra coletiva de multilinguagem reúne trabalhos relacionados à Memória, Verdade e Justiça, com obras de artistas de diversos estados brasileiros e da Argentina, propondo reflexões sobre o período da ditadura militar no Brasil (1964-1985).
Para encerrar a programação, no domingo, a praça do MIS recebe a tradicional roda de capoeira “Vem Vadiar no Museu”, conduzida por Mestre Urso Preto.
Além disso, o MIS participa da 7ª edição do Festival Imaginários Urbanos, com a Mostra de Videoperformance, apresentando obras de artistas nacionais e internacionais que exploram o espaço urbano e o corpo.
Durante a semana, a sala imersiva do MIS exibirá obras de artistas negros produzidas por meio do Edital Ocupa MIS, juntamente com as mostras “Aves do Ceará” e “Fósseis do Cariri”. As exposições físicas “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” e “Laboratório dos Sentidos” também estarão disponíveis.
O MIS está localizado na Av. Barão de Studart, 410, Meireles, com entrada gratuita. O museu funciona de quarta a domingo, com horários diferenciados.
Fonte: www.ceara.gov.br