casacivilisabellacampos
casacivilisabellacampos

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) será palco de uma intensa programação cultural a partir desta quinta-feira, com atividades gratuitas para todos os públicos. O destaque é a realização de parte do 6º Fórum Estadual de Museus, que se estenderá ao longo do dia 6, com o tema central “Imaginar Museus: o futuro das memórias”. O evento reunirá especialistas e interessados para discutir políticas públicas de fortalecimento dos museus e espaços de memória.

A programação do fórum inclui palestras sobre diversidade e políticas afirmativas, rodas de conversa sobre museus e cultura afro-brasileira, mesas redondas sobre a importância da museologia e uma conferência de encerramento com Camila Wichers. Para encerrar o dia, o público poderá desfrutar de apresentações musicais com Selecta Kelly Brown e o Grupo + Melanina. As inscrições para o Fórum já foram encerradas.

Na sexta-feira, dia 7, a praça do MIS será animada pelo show “Calé Alencar & Lucio Ricardo – Através da Voz Outra Vez”, a partir das 18h. Os artistas, expoentes da cena musical cearense desde a década de 1970, apresentarão releituras de canções de suas carreiras.

O sábado, dia 8, reserva o lançamento do livro “Mãe sem a outra”, de Glória Diógenes, às 17h30. A autora participará de uma conversa mediada pela artista Marília Oliveira, do coletivo Bezoar do Tempo, cuja exposição homônima está em cartaz no MIS. A discussão abordará as relações entre as temáticas do livro, a exposição e as memórias individuais e coletivas.

Paralelamente, a Galeria da Liberdade, gerenciada pelo MIS, promoverá o percurso formativo “Caminhos Ancestrais – Memória Negra no Ceará”, com o objetivo de explorar lugares de memória da população negra em Fortaleza, refletindo sobre o direito à memória e promovendo um pensamento crítico sobre a cidade. A atividade, com 25 vagas para maiores de 16 anos, terá início no MIS, das 14h às 17h, com visitação à Igreja Nossa Senhora do Rosário e ao Passeio Público.

Além da programação especial, o MIS mantém em cartaz as exposições “Aves do Ceará”, “Fósseis do Cariri”, e “Avatara” na sala imersiva, e as exposições físicas “Bezoar do Tempo”, “Avatara”, “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” e “Laboratório dos Sentidos”. O museu funciona de quarta a domingo, com horários diferenciados.

Fonte: www.ceara.gov.br

Destaques 

Relacionadas

Menu