casacivillarissafalcao
casacivillarissafalcao

A população do Maciço de Baturité, no Ceará, celebra o início das obras do aguardado Hospital Regional, um marco na descentralização da saúde no estado. A ordem de serviço foi assinada neste sábado (29), dando o pontapé inicial à construção da unidade que beneficiará mais de 232 mil pessoas.

O hospital, batizado de Hospital Polo Regional Papa Francisco, representa um investimento de R$ 255,7 milhões apenas na primeira etapa, focada na execução da obra. A unidade terá um total de 239 leitos e atenderá moradores dos 13 municípios que compõem o Maciço de Baturité: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção.

O objetivo principal é reduzir a necessidade de transferências para outros centros e ampliar o acesso a serviços de média e alta complexidade para a população local. O hospital oferecerá atendimento em sete especialidades, incluindo Emergência, Traumato-Ortopedia e Obstetrícia (todos com portas abertas), além de Pediatria Clínica, Clínica Geral, Cirurgia Geral e Cirurgia Obstétrica.

Além de impactar positivamente a saúde da população, o hospital também deve gerar empregos na região. Estima-se que, no pico da obra, 500 operários estarão trabalhando na construção do equipamento. A unidade também servirá como campo de internato para alunos de graduação da área da saúde, residência médica e multiprofissional, além de espaço para pesquisa, devido à implantação do curso de Medicina da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Fonte: www.ceara.gov.br

Destaques 

Relacionadas

Menu