O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), agora renomeado Hospital da Polícia Militar José Martiniano de Alencar, foi oficialmente transferido de volta para a Polícia Militar do Ceará (PMCE) em uma solenidade realizada nesta quinta-feira (16), em Fortaleza. A cerimônia foi liderada pelo governador Elmano de Freitas, que sancionou a lei que recria o hospital dentro da estrutura da PMCE.
A unidade de saúde, fundada em 1939 como Hospital Central da Polícia Militar, havia sido incorporada à Secretaria da Saúde (Sesa) em 2011. Originalmente destinada ao atendimento de policiais e seus dependentes, em 1993 o hospital também começou a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Hospital da Polícia Militar conta com mais de 800 funcionários, 80 leitos, distribuídos em diversas especialidades, incluindo cirurgia geral (34 leitos), cuidados avançados (12 leitos), maternidade (20 leitos) e cuidados neonatais (8 leitos). A unidade oferece 10 especialidades médicas, abrangendo ginecologia, clínica geral, pediatria, cirurgia geral, urologia, proctologia, dermatologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e cirurgia bariátrica. Adicionalmente, disponibiliza serviços de cirurgia bucomaxilofacial, psicologia, fonoaudiologia e nutrição para pacientes internados.
A estrutura do hospital inclui três salas cirúrgicas, oito salas de atendimento ambulatorial, um laboratório de exames e um centro de diagnóstico por imagem. O corpo funcional é composto por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.
Nos últimos anos, a gestão estadual investiu mais de R$ 2 milhões em reformas na estrutura do hospital. Além da transferência do HMJMA, a administração tem implementado outras ações voltadas ao cuidado das forças de segurança, como a entrega da nova sede da Coordenadoria de Saúde, Assistência Social e Religiosa (CSASR) da PMCE, a aquisição de ambulâncias e veículos para atendimento biopsicossocial em diversos municípios, e o lançamento de um programa de atendimento especializado para policiais da reserva remunerada e reformados.
Fonte: www.ceara.gov.br