A Polícia Civil do Ceará (PCCE) realizou uma operação nesta terça-feira, resultando no cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva contra indivíduos com idades entre 22 e 32 anos. Os detidos são suspeitos de envolvimento em crimes de estelionato e associação criminosa.
Entre os presos, destaca-se um casal, com 26 e 28 anos, capturado no bairro Canindezinho, em Fortaleza. Uma terceira suspeita, uma mulher de 22 anos, foi presa na cidade de Maracanaú. Além destes, um homem de 32 anos, já detido em uma unidade prisional em Aquiraz, teve um novo mandado de prisão preventiva cumprido em seu nome. Simultaneamente, foram executados cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, Aquiraz e Maracanaú.
A investigação, conduzida pela Delegacia de Polícia Civil de Mombaça, aponta que o grupo aplicava golpes virtuais, induzindo vítimas a fornecer dados bancários sob o pretexto de um falso sorteio promovido por uma operadora de telefonia. Uma das vítimas, ludibriada com a promessa de um prêmio, perdeu o acesso à sua conta e teve valores subtraídos.
A mulher presa em Maracanaú possui antecedentes criminais por estelionato e associação criminosa. O homem de 32 anos, já encarcerado, tem histórico de envolvimento com organização criminosa, tráfico de drogas, corrupção de menores e estelionato. Durante a operação, foram apreendidos aparelhos celulares, que serão analisados para aprofundar as investigações e identificar outros possíveis envolvidos no esquema.
A ação policial contou com o apoio do Departamento Técnico Operacional (DTO) da PCCE, que disponibilizou equipes para o cumprimento dos mandados judiciais. Os suspeitos e os materiais apreendidos foram encaminhados à unidade policial, onde as medidas cabíveis foram tomadas e os detidos foram colocados à disposição da Justiça.
A população pode contribuir com as investigações fornecendo informações que auxiliem o trabalho da polícia. Denúncias podem ser feitas através do número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou pelo WhatsApp (85)3101-0181, com envio de mensagens, áudios, vídeos e fotografias. O do serviço 181 também está disponível para denúncias online. Informações também podem ser repassadas à Delegacia de Polícia Civil de Mombaça pelo telefone (88) 3583-3435. O sigilo é garantido.
Fonte: www.policiacivil.ce.gov.br