A programação gratuita segue até 27 de novembro, no Crato (CE), com diversas atividades conduz...
A programação gratuita segue até 27 de novembro, no Crato (CE), com diversas atividades conduz...

O Festival Sérvulo Esmeraldo, FSE 96, teve início no dia 27 de outubro e segue até 27 de novembro na cidade do Crato, marcando a sexta edição do evento que homenageia o artista. Com o tema “Tecer o Amanhã”, o festival oferece uma programação diversificada e gratuita, que inclui residências artísticas, exposições, masterclasses, oficinas, bate-papos online e vivências ambientais e culturais.

As atividades tiveram início com oficinas no Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da Universidade Regional do Cariri (URCA), no dia 27, das 14h30 às 17h30. A abertura oficial do FSE96 ocorreu às 19h, com a inauguração da exposição “Maria Bonita” de Carmela Gross, no Centro Cultural do Araripe (Estação da RFFSA). A abertura contou com intérprete de LIBRAS e a exposição com audiodescrição, tornando-a acessível a todos. A exposição permanecerá em cartaz até o dia 27 de novembro.

Artistas renomados como Carmela Gross, Carla Chaim, Rodrigo Andrade e Tibico Brasil conduzirão as oficinas, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades e explorar novas perspectivas artísticas.

O festival propõe uma reflexão sobre o futuro, utilizando a arte como ferramenta de transformação e inovação. Busca expandir horizontes, promover a inclusão e fortalecer a produção artística, fomentando a cidadania cultural. Inspirado pelas ideias de Sérvulo Esmeraldo, o FSE 96 celebra o legado do artista e seus 96 anos de nascimento.

As masterclasses e oficinas presenciais com os artistas residentes acontecem entre 27 de outubro e 2 de novembro no Centro de Artes da URCA, totalizando 20 horas/aula. Os participantes com frequência de 80% receberão certificado da URCA.

Os bate-papos online, intitulados “Tecer o amanhã, hoje!”, serão transmitidos através de um canal no Youtube, com a participação de diversos artistas e pensadores.

No dia 30 de outubro, o Instituto Cultural do Cariri sediará a exibição do curta-metragem “Mulher Barco”, de Tibico Brasil, e o lançamento do livro “Meu Vizinho Babinski”, de Jurani Clementino, às 19h.

No dia 2 de novembro, o público poderá conferir o resultado das oficinas com a abertura das exposições no Centro Cultural do Araripe (Galeria da RFFSA), a partir das 17h. As exposições permanecerão em cartaz até 27 de novembro.

O Festival Sérvulo Esmeraldo acontece até o dia 27 de novembro, oferecendo uma programação rica e diversificada, com entrada gratuita.

Fonte: www.ceara.gov.br

Destaques 

Relacionadas

Menu