Fortaleza se prepara para sediar a 23ª edição do NOIA – Festival Internacional do Audiovisual Universitário, um evento que se destaca no cenário global por sua relevância no meio acadêmico e cinematográfico. O festival, que acontecerá de 4 a 9 de novembro de 2025 no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, terá como tema central a “QuebraDePreconceitos”, com o lema “Porque todo amor vale a pena”, celebrando e dando visibilidade às causas LGBTQIAPN+. A secretária da Diversidade do Estado do Ceará, Mitchelle Benevides Meira, será homenageada durante o evento.
Com programação totalmente gratuita e acessível a todas as idades, o NOIA 2025 exibirá uma seleção de 1.653 curtas-metragens provenientes de 128 países e 392 instituições de ensino. A programação inclui mostras oficiais – Cearense, Nacional, Internacional, Videoclipes e Animação – que serão exibidas no Cinema do Dragão. Haverá também mostras especiais, como a Autoral Internacional, Ceará Online, TikTokNoia e NOIA KIDS, ampliando o alcance e a representatividade da curadoria. No total, 110 curtas-metragens foram selecionados.
Durante o festival, será produzido o “CURTA NOIA”, um curta-metragem que celebra o talento do jovem cineasta universitário cearense, Lucas Souto. A programação inclui ainda o Seminário do Audiovisual Universitário, o Fórum do Audiovisual Universitário, uma Feira de Economia Criativa LGBTQIAPN+ e apresentações musicais de bandas universitárias.
O evento culminará no dia 9 de novembro com a cerimônia de premiação dos vencedores e uma festa de encerramento. O NOIA – Festival Internacional do Audiovisual Universitário, realizado pela PROPONO Consultoria Executiva, conta com o apoio de diversas instituições.
Fonte: www.ceara.gov.br