O Cinema do Dragão, um dos mais importantes centros de arte e cultura, apresenta uma programação diversificada com estreias, clássicos restaurados e produções premiadas em diversos festivais internacionais. Entre os dias 21 e 25 de outubro, a Mostra “Occitânia: filmes do mundo” assume o protagonismo, exibindo produções contemporâneas da América Latina e obras raras restauradas pela Cinemateca de Toulouse. A entrada é gratuita.
A mostra oferece ao público títulos como “Diogenes”, “Eu vi três luzes negras” e “Terra das cinzas”, além de filmes raros como “Terra do Fogo” (1926) e “Benito Cereno” (1968). A programação é uma parceria com o Festival Cinélatino, Cinemateca de Toulouse, Occitanie Films, Institut Pluridisciplinaire pour les Études sur les Amériques à Toulouse (IPEAT), Museu da Imagem e do Som do Ceará e Cinemateca do MAM Rio.
Além da mostra especial, a sala 1 exibe a versão remasterizada em 4K de “Incêndios”, do diretor Denis Villeneuve. O filme narra a história de segredos familiares e identidades ocultas, com uma trama poderosa. Já na sala 2, o público pode conferir a estreia de “Os Malditos”, de Roberto Minervini, premiado no Festival de Cannes e ambientado na Guerra Civil Americana.
Na última sexta-feira, dia 24, o cinema realizou a pré-estreia do filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho. Os ingressos para esta sessão se esgotaram rapidamente. O filme, um thriller político ambientado em 1977, acompanha um especialista em tecnologia que busca refúgio no Recife. A estreia oficial do filme nas salas do Cinema do Dragão está agendada para o dia 6 de novembro.
Fonte: www.ceara.gov.br