casacivilisabellacampos
casacivilisabellacampos

Filmes internacionais, produções locais e obras sobre memória e resistência agitam a programação.

O Cinema do Dragão apresenta uma programação diversificada entre 20 e 29 de novembro. Destaque para as estreias do novo filme de Hong Sang-Soo, “O Que a Natureza Te Conta”, e do longa “A Queda do Céu”, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha.

No dia 25, a sala 1 recebe o lançamento da série “Cocó – O Rio Que a Cidade Atravessa”, uma jornada cinematográfica pelo rio Cocó, desde a nascente até o mar, revelando histórias e modos de vida.

Em paralelo, o cinema sedia a Mostra Territórios de Liberdade, que integra o Festival Afrocearensidades, exibindo 14 filmes sobre quilombos e disputas territoriais. A mostra dialoga com a exposição “Quilombolas: tecendo territórios de liberdade”. A programação inclui ainda exibições dedicadas à cineasta cubana Sara Gómez, com o longa restaurado “De Certa Maneira” e quatro curtas.

“O Que a Natureza Te Conta” acompanha um poeta e sua namorada em um encontro com os futuros sogros, explorando as tensões familiares e afetivas que emergem.

“A Queda do Céu” acompanha o ritual Reahu da comunidade Yanomami, liderada pelo xamã Davi Kopenawa, em um esforço coletivo para sustentar o céu. O filme já foi premiado em festivais como o Festival do Rio e o DOCLISBOA.

A série “Cocó – O Rio Que a Cidade Atravessa”, dirigida por Renata Monte e Uirá Dantas, convida o público a explorar as águas e histórias do rio Cocó em cinco episódios, desde a Serra da Aratanha até a Sabiaguaba. A série documental revela paisagens, vozes e modos de vida que se conectam com o rio. A exibição de lançamento é gratuita, com ingressos disponíveis uma hora antes na bilheteria.

A Mostra Territórios de Liberdade exibe filmes que abordam lutas por liberdade e libertação dentro de territórios, com foco em quilombos e suas formas de vida.

A Sessão Supermemórias de novembro apresenta o longa “De Certa Maneira”, de Sara Gómez, em versão restaurada. Em homenagem à cineasta, a Sessão Outras-Metragens exibe os curtas: “E… Nós Temos Sabor”, “Minha Contribuição”, “Uma Ilha para Miguel” e “Sobre Horas Extras e Trabalho Voluntário”.

Entre os filmes em cartaz, destacam-se “Coração Jovem”, “A Quem Eu Pertenço”, “O Agente Secreto”, “Rejeito” e “Malês”.

Fonte: www.ceara.gov.br

Destaques 

Relacionadas

Menu