O Governo do Ceará lançou, nesta sexta-feira (7), a Operação Integração Saturação Total, mobilizando um contingente de mais de 800 agentes de segurança em todo o estado. Em Fortaleza, 224 policiais foram destacados para a ação, com o ponto de partida das equipes sendo a praça da Lagoa da Parangaba.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, acompanhou o início da operação e destacou o reforço que ela representa para o policiamento existente. Segundo ele, o efetivo extra é composto por policiais militares, civis e penais que atuam voluntariamente em seus dias de folga, sendo remunerados por essa atividade.
A operação conta com um reforço de 806 policiais, 202 viaturas e 145 motocicletas nas ruas. Roberto Sá agradeceu aos policiais pela dedicação e compromisso com a segurança da população.
O principal objetivo da Operação Integração Saturação Total é combater crimes violentos e letais, além de inibir a atuação de organizações criminosas. A ação é planejada com base em dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Ceará (Supesp-CE), que identifica os horários e locais com maior incidência de criminalidade.
Roberto Sá também apresentou dados sobre o trabalho das forças de segurança, revelando que, de janeiro a setembro, foram realizadas 1.851 prisões de pessoas envolvidas com organizações criminosas, 2.148 prisões por homicídio e 3.100 prisões por roubo. Ele ainda destacou que a média de prisões diárias é de aproximadamente 100.
Na ocasião, o secretário Roberto Sá estava acompanhado do secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), Mauro Albuquerque, do delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Márcio Gutierrez, do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Sampaio, e outras autoridades.
Fonte: www.ceara.gov.br