Crianças que passaram por internações hospitalares em todo o país receberam um presente especial
O projeto À Flor da Pele é uma iniciativa de voluntários brasileiros que busca levar alegria e acolhimento a crianças que passaram por internações hospitalares. No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a entrega das bonecas marcou o momento da alta hospitalar de pequenos pacientes.
As bonecas são mais do que um brinquedo, elas são companheiras de pano que simbolizam um recomeço após dias de internação. A pequena Ayla Lavigne, de dois anos, foi uma delas. Após passar cinco dias internada, ela recebeu a boneca como surpresa. A mãe, Francisca Taciana, se emocionou com o gesto.
A gerente do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) do HGWA, Germana Neri, destacou o impacto da ação no ambiente hospitalar. “As crianças e as mães foram surpreendidas com a gentileza de receber uma boneca. Sempre tentamos explicar o contexto e contar a história. São bonecas que têm um nome, que não são apenas um brinquedo, mas uma companheira. Elas ficam surpresas com a gentileza e levam para casa com muita felicidade”, afirmou.
O Projeto À Flor da Pele
Idealizado pela artista plástica Terezinha Beviláqua, o projeto nasceu há oito anos, após uma visita a uma criança internada em um hospital público. A criança não interagia e estava sozinha. Sensibilizada, Terezinha criou, naquela mesma noite, uma boneca com elementos de uma história bordada diretamente em seu corpo. Após receber a boneca, a criança passou a reagir, revelando o caráter terapêutico da iniciativa.
Hoje, o projeto acontece em todo o Brasil e conta com 334 voluntárias, carinhosamente chamadas de “fadas”. “Hoje temos 334 fadas inscritas no projeto. Destas, 90 são internas do sistema prisional”, destaca Madalena Fontenele, integrante do projeto em Fortaleza.