DSC_8114

Esculturas do Artista Plástico Zé Pinto Recebem Atenção Especial

Em comemoração ao centenário do nascimento do escultor cearense Zé Pinto

Em uma ação inédita, os alunos do Curso de Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho começaram a trabalhar no restauro de 15 esculturas do artista plástico Zé Pinto. As peças formam parte do acervo da Prefeitura de Fortaleza e coleções particulares.

O processo de restauro é dividido em etapas, incluindo o desenvolvimento de um mapa de danos, higienização e, finalmente, as intervenções restaurativas. O curso foi iniciado em 12 de janeiro e deve ser concluído no final de fevereiro. Ao todo, 15 alunos estão envolvidos na formação. Conforme a gestora executiva da EAOTPS, Maninha Morais, “O trabalho de Zé Pinto possui uma relevância cultural e criativa, transformando em arte o que era considerado descartável. Restaurar sua obra é uma forma de manter vivo seu legado e inspiração, especialmente junto ao público mais jovem”.

Sobre a Escola e o Artista

A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

Informações Importantes

Restauro de acervo de esculturas do artista Zé Pinto

Período: até 27 de fevereiro de 2026, de segunda a sexta, das 13h30 às 17h15.

Local: Sede da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – Av. Francisco Sá, 1801 Jacarecanga Fortaleza/CE

Destaques 

Relacionadas

Menu