Pacientes do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) tiveram uma semana diferente e especial. A Semana da Criança 2025, que se encerrou no último domingo, transformou o ambiente hospitalar em um espaço de alegria e descontração para centenas de crianças em tratamento e seus familiares. A programação, que durou seis dias, incluiu apresentações culturais, oficinas, passeios e a distribuição de brinquedos.
Ao todo, foram arrecadados e distribuídos cerca de 1.200 brinquedos, cuidadosamente selecionados para atender às necessidades e preferências de cada criança e adolescente. A iniciativa proporcionou momentos de leveza e diversão em meio aos desafios do tratamento.
“O dia a dia é puxado, por isso atividades de divertimento como essas nos contagiam”, disse Ellen Rebeca, mãe de uma paciente de nove meses, diagnosticada com leucemia. “Um brinquedo anima o nosso dia todo. É uma bênção ter pessoas que fazem isso e se voluntariam para atividades como essas.”
A programação incluiu um passeio no Trem da Alegria, apresentações musicais e teatrais de voluntários, um show de personagens e uma grande festa para pacientes e familiares. Trabalhadores do hospital, voluntários e parceiros uniram forças para levar alegria e esperança aos pacientes.
“Em um hospital pediátrico, é fundamental oferecer toda a assistência necessária, mas também é essencial proporcionar acolhimento”, destacou a diretora-geral do Hias, Fábia Linhares. “Queremos que as crianças, mesmo em um ambiente hospitalar, possam se sentir realmente crianças.”
A ação também emocionou quem vive a rotina hospitalar de perto. “O hospital é um ambiente para cuidar da dor dos pacientes e familiares, de pessoas fragilizadas, por isso, ações como essas são únicas”, comentou Silvilane Fernandes, mãe de uma paciente. “É legal perceber que o hospital não se preocupa apenas com a saúde, mas com o nosso bem-estar. É mais uma dose de ânimo.”
Um dos momentos especiais foi a parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), que doou 476 bonecos de pano, confeccionados por internas do projeto “Arte em Cadeia”. Os brinquedos foram destinados à iniciativa “À Flor da Pele”, que distribui bonecos bordados a crianças hospitalizadas e idosos. A Semana da Criança reforçou a importância do cuidado integral e do acolhimento no ambiente hospitalar.
Fonte: www.ceara.gov.br