Jovens artistas do Jangurussu e de outros bairros da capital cearense sobem ao palco nesta quinta-feira (16) para a I Mostra Cultural do Núcleo de Ação pela Paz (Napaz). O evento, com entrada gratuita e aberta ao público, acontece das 14h às 17h no Cine Teatro do Cuca Jangurussu.
A mostra é uma vitrine para o talento de jovens participantes do Napaz, um projeto que visa promover a cultura de paz, fortalecer os laços comunitários e valorizar o potencial artístico de jovens em áreas atendidas pelo programa. A programação diversificada inclui apresentações de dança, música, coral, rap, teatro, esportes e arte coletiva.
O evento representa uma oportunidade para celebrar a expressividade dos jovens não apenas do Jangurussu, mas também de territórios como Vicente Pinzón, Granja Lisboa, Cais do Porto, Lagoa Redonda, Curió e Barra do Ceará. Por meio de oficinas culturais, esportivas e artísticas, o projeto busca oferecer aos jovens um espaço de expressão, convivência e protagonismo, contribuindo para a prevenção da violência e a transformação social.
Segundo um coordenador do programa, a mostra é um marco importante para os territórios envolvidos. O evento é uma oportunidade para celebrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano e apresentar ao público os resultados da dedicação dos jovens e das equipes que atuam diariamente na construção de uma cultura de paz. A iniciativa reforça a importância de promover a inclusão dos jovens por meio da cultura, como forma de prevenir a violência.
A programação inclui apresentações de grupos de dança, corais, performances teatrais, batalhas de rap, exibições esportivas e intervenções artísticas criadas pelos próprios jovens, com a orientação de profissionais do Napaz.
Fonte: www.ceara.gov.br