Outubro chegou e, com ele, o Dia das Crianças, momento ideal para famílias buscarem diversão e novas experiências. Em celebração, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), preparou uma programação cultural diversificada para todo o mês.
Espaços públicos de cultura em todo o estado oferecerão atividades gratuitas ou a preços populares, incluindo sessões de cinema, contação de histórias, ateliês de pintura, brincadeiras, shows, feiras, peças teatrais, clubes de leitura, oficinas e lançamentos de livros.
O objetivo é democratizar o acesso da população infantil à arte e à cultura, com atividades no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMac), Biblioteca Pública do Estado do Ceará (Bece), Pinacoteca do Ceará, Theatro José de Alencar (TJA), Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) e Escola Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira.
Outras opções incluem o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), Sobrado Dr. José Lourenço, Centro Cultural Cariri Sérvulo Esmeraldo, Museu Ferroviário Estação João Felipe, Estação das Artes, Kuya – Centro de Design do Ceará, Hub Cultural Porto Dragão e Mercado AlimentaCE.
Um dos destaques é o 14º Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC), com atividades simultâneas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMac) e Hub Cultural Porto Dragão.
No Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, a programação inclui oficinas, brincadeiras com Tia Peruca, contação de histórias e apresentações musicais. A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) oferecerá contações de histórias, espetáculos, oficinas criativas e o II Seminário Infâncias Leitoras.
O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) terá apresentações teatrais e musicais, incluindo o espetáculo infantil “A Bruxa Catifunda” e o show “Brincadeira de Criança” com Tia Samila e sua turma. O Theatro José de Alencar (TJA) apresentará espetáculos teatrais e atividades para crianças.
No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), o “Dragão das Crianças” contará com o Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC), sessões de cinema especiais, atividades no Planetário Rubens de Azevedo e a ação “Brincando e Pintando no Dragão”.
A Pinacoteca do Ceará oferecerá o “Ateliê Sensorial” para crianças neurodivergentes, o Ateliê Criança Cria “Chapéu Divertido” e a oficina “Circo em Família”. O Museu Ferroviário Estação João Felipe lançará o projeto “Era uma vez no Museu…” com oficinas de pintura e o “Cafezinho nos Trilhos”. A Estação das Artes terá intervenções circenses, oficinas e shows musicais. A KUYA – Centro de Design do Ceará realizará a terceira edição do “Erê”, com oficinas e a entrega do Prêmio “Erê: Boas Práticas de Design e Infâncias”.
Fonte: www.ceara.gov.br