casacivillarissafalcao
casacivillarissafalcao

A Pinacoteca do Ceará preparou uma semana especial para celebrar o Dia das Crianças, com uma programação repleta de atividades lúdicas e educativas para toda a família. As festividades começam no sábado, dia 11, e se estendem até o domingo, dia 12, oferecendo oficinas criativas, um espetáculo circense e uma parceria com a Estação das Artes para um animado cortejo musical.

A programação especial tem início na quarta-feira, dia 8, com a oficina “Broches Bordados” do programa Pouso do Trabalhador. A atividade, que acontece no hall do museu das 12h30 às 13h30, convida o público a criar broches personalizados utilizando feltro, linhas e agulhas. No mesmo dia, às 17h, o programa “Yoga ao Pôr do Sol” oferece uma prática meditativa com Ceci Shiki.

Na quinta-feira, dia 9, às 16h, a visita temática “Imaginando histórias junto à natureza” propõe uma criação coletiva de narrativas inspirada nas obras da exposição “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”. A atividade, acessível em Libras, convida os participantes a explorar a natureza presente nas obras.

Sexta-feira, dia 10, e sábado, dia 11, o público poderá participar de visitas mediadas pelas quatro exposições em cartaz, conduzidas pelos arte-educadores do museu. As visitas têm início às 15h e contam com acessibilidade em Libras.

No sábado, dia 11, as crianças neurodivergentes a partir de 3 anos, acompanhadas de um responsável, poderão participar do “Ateliê Sensorial”, às 15h. A vivência explora o espaço com brincadeiras que estimulam os sentidos e a criatividade.

O domingo, dia 12, será marcado pelo Ateliê Criança Cria “Chapéu Divertido”, onde crianças a partir de 4 anos poderão confeccionar e personalizar chapéus de cartolina com colagens e enfeites. Logo após, a Pinacoteca do Ceará e a Estação das Artes se unem para um cortejo musical animado pela Trupe Realejo, que seguirá da Pinacoteca até o palco da Estação das Artes.

À tarde, o Grupo Desequilibradoz Circo e Teatro realiza a oficina “Circo em Família”, seguida do espetáculo “Junto e Misturado”, acessível em Libras.

Além da programação especial, a Pinacoteca do Ceará abriga as exposições “Corpos explícitos, corpos ocultos”, “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira e a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará.

A visitação é gratuita e aberta ao público de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h. A Pinacoteca do Ceará dispõe de recursos de acessibilidade, como audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas e intérpretes de Libras.

Fonte: www.ceara.gov.br

Destaques 

Relacionadas

Menu