casacivilcleidecastro
casacivilcleidecastro

O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) será palco do evento internacional “Occitânia: filmes do mundo”, entre os dias 21 e 25 de outubro. O evento, parte da programação oficial da Temporada França-Brasil 2025, exibirá filmes latino-americanos e promoverá debates sobre o universo audiovisual com convidados franceses.

As exibições acontecerão no Cinema do Dragão, enquanto a Escola Porto Iracema das Artes sediará os painéis de debate. A programação, totalmente gratuita, é destinada tanto ao público geral quanto a estudantes, pesquisadores e profissionais do cinema.

“Occitânia: filmes do mundo” é fruto de uma colaboração entre diversas organizações do Brasil e da França, com o objetivo de apresentar uma seleção de filmes de diferentes países da América Latina, todos ligados à região da Occitânia, na França. Os filmes receberam apoio do 37º Cinélatino – Rencontres de Toulouse (Festival de Cinema Latino-americano de Toulouse), foram preservados pela Cinémathèque de Toulouse (Cinemateca de Toulouse) ou foram realizados com apoio da Occitanie Films ( de Cinema & do Audiovisual na região da Occitânia).

Pela primeira vez no Brasil, o Festival Cinélatino será acolhido pelo Ceará e pelo Rio de Janeiro, promovendo um diálogo entre culturas na produção audiovisual do continente e refletindo sobre a valorização e a preservação da diversidade das expressões cinematográficas.

A mostra audiovisual exibirá oito filmes, incluindo obras inéditas no Brasil e duas restaurações de valor histórico. Entre os filmes provenientes do Festival Cinélatino estão “Diógenes”, “Los Silencios”, “Yo vi tres luces negras”, “Ceniza negra” e “Ixcanul”. A programação será complementada por “Chien de la casse” e dois filmes raros da Cinemateca de Toulouse, “Benito Cereno” e “Terre De Feu”.

Além da mostra, o evento contará com mesas de debates sobre preservação e coprodução audiovisual internacional, um encontro profissional sobre as possibilidades de coprodução França-Brasil e um debate sobre a Cinémas d’Amérique latine. Participarão das mesas Jérôme Sion, Franck Loiret e Eva Morsch Kihn, além de Sylvie Debs, especialista em cinema brasileiro.

Fonte: www.ceara.gov.br

Destaques 

Relacionadas

Menu