A Polícia Civil do Ceará avança na investigação de dois homicídios ocorridos em Sobral, com a confirmação, por meio de laudo da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), de que a mesma arma foi utilizada em ambos os casos. O exame de microcomparação balística comprovou a ligação entre os crimes, reforçando as suspeitas sobre um indivíduo já preso.
O suspeito, um homem de 29 anos, foi detido em flagrante e teve sua prisão convertida em preventiva. Ele já possuía um mandado de prisão em aberto por um homicídio anterior, ocorrido em julho. Agora, o laudo pericial da Pefoce solidifica as evidências de que a mesma arma foi empregada em ambos os assassinatos.
O perito-geral da Pefoce destacou a importância do Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), ferramenta que integra um banco de dados nacional e auxilia na elucidação de crimes com armas de fogo. O Sinab compara as marcas únicas deixadas pelas armas em projéteis e estojos, como impressões digitais, permitindo identificar se a mesma arma foi usada em diferentes ocorrências.
De acordo com o delegado da 1ª Seccional do Interior Norte da Polícia Civil, o laudo balístico é uma peça fundamental para o inquérito policial, corroborando outros indícios e depoimentos que apontam para o envolvimento do suspeito nos dois crimes.
Os homicídios investigados ocorreram em setembro, quando disparos de arma de fogo atingiram as vítimas no estacionamento de uma escola. Dois adolescentes morreram e outros três ficaram feridos. No local, foram apreendidas drogas, uma balança de precisão e embalagens. Um dos adolescentes feridos já respondia por atos infracionais análogos a homicídio, porte ilegal de arma de fogo, roubo e outros crimes. O suspeito preso já respondia por homicídio, roubo, associação criminosa e corrupção de menor.
Uma força-tarefa policial foi mobilizada para investigar os crimes, com participação de diversas unidades da Polícia Civil e o apoio da Polícia Militar. A região recebeu reforço no policiamento ostensivo.
Fonte: www.ceara.gov.br