A Galeria da Liberdade, integrada ao Palácio da Abolição e sob gestão do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS), oferecerá visitas mediadas gratuitas à exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política” durante todos os sábados de outubro, sempre às 16h.
A exposição, uma itinerância do Memorial da Resistência de São Paulo, apresenta depoimentos de mulheres que sofreram violência de Estado durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985). A mostra tem curadoria de Ana Pato e Carolina Junqueira.
A instalação “Partitura da Escuta” (2023), de Bianca Turner, reúne 22 testemunhos, evidenciando a busca por Memória, Verdade e Justiça diante das violações de direitos humanos. As narrativas dialogam com o pensamento da historiadora, militante e poeta Beatriz Nascimento, intelectual que refletiu sobre a sociedade brasileira no contexto da Ditadura Civil-Militar, resistindo através de suas ideias. A exposição também destaca o imaginário de luta da pensadora negra, com três poemas de sua autoria escritos nos anos 1980, um retrato urgente e contemporâneo das formas de resistir contra a violência, a impunidade e o racismo.
A coordenadora da Galeria da Liberdade, Cícera Barbosa, destaca a importância da exposição para ressignificar o espaço de Memória, antes ocupado pelo Mausoléu Castello Branco. Segundo ela, a mostra representa uma nova relação entre a memória do Ceará e os sujeitos que lutaram pela democracia durante a Ditadura Civil-Militar, materializando um antigo anseio do Movimento de Memória, Verdade e Justiça no Ceará.
Além da exposição “Mulheres em Luta!”, o MIS oferece outras atrações, como a obra imersiva “Aves do Ceará”, que retorna à sala imersiva, juntamente com “Fósseis do Cariri”, “Re-floresta” e “Avatara”. O MIS também conta com as exposições físicas “Bezoar do Tempo”, “Avatara”, “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” e “Laboratório dos Sentidos”.
O Museu da Imagem e do Som do Ceará funciona de quarta a domingo. Às quartas, quintas e domingos, o horário é das 10h às 18h (acesso até 17h30). Às sextas e sábados, o horário é das 13h às 20h (acesso até 19h30). A entrada é gratuita.
Serviço:
Museu da Imagem e do Som do Ceará: Av. Barão de Studart, 410. Meireles. Entrada gratuita.
Galeria da Liberdade: Avenida Barão de Studart, 505. Meireles. Entrada gratuita.
Visitas mediadas à exposição “Mulheres em Luta! Arquivos de memória política”: Sábados (4, 11, 18 e 25 de outubro), às 16h. Entrada gratuita.
Fonte: www.ceara.gov.br