Projeto inovador no HRVJ destaca personalidades e curiosidades dos pacientes
O Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ) implantou o Prontuário Afetivo, um recurso único que destaca as particularidades e gostos dos pacientes internados.
A iniciativa, pensada pelo Núcleo de Experiência do Paciente (Nexp) da unidade, visa humanizar a internação e proporcionar acolhimento social e familiar.
Subjetividades e afetos
O prontuário afetivo é um instrumento que resgata a subjetividade do paciente e reconhece sua história, afetos e singularidade, para além do adoecimento.
A coordenadora do serviço de psicologia do HRVJ, Aline Franco, destaca que o prontuário promove a humanização do cuidado e reconhece a importância da subjetividade do paciente.
Para o coordenador do Serviço Social da unidade, Leandro Monteiro, a atividade fortalece os vínculos entre paciente, familiares e equipes de saúde, sendo benéfico ao tratamento e período de hospitalização.
Além disso, o prontuário contribui para o fortalecimento dos recursos de enfrentamento do paciente e proporciona acolhimento, escuta e humanização com seu ambiente familiar.