Esculturas do Artista Plástico Zé Pinto Recebem Atenção Especial
Em comemoração ao centenário do nascimento do escultor cearense Zé Pinto
Em uma ação inédita, os alunos do Curso de Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho começaram a trabalhar no restauro de 15 esculturas do artista plástico Zé Pinto. As peças formam parte do acervo da Prefeitura de Fortaleza e coleções particulares.
O processo de restauro é dividido em etapas, incluindo o desenvolvimento de um mapa de danos, higienização e, finalmente, as intervenções restaurativas. O curso foi iniciado em 12 de janeiro e deve ser concluído no final de fevereiro. Ao todo, 15 alunos estão envolvidos na formação. Conforme a gestora executiva da EAOTPS, Maninha Morais, “O trabalho de Zé Pinto possui uma relevância cultural e criativa, transformando em arte o que era considerado descartável. Restaurar sua obra é uma forma de manter vivo seu legado e inspiração, especialmente junto ao público mais jovem”.
Sobre a Escola e o Artista
A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.
Informações Importantes
Restauro de acervo de esculturas do artista Zé Pinto
Período: até 27 de fevereiro de 2026, de segunda a sexta, das 13h30 às 17h15.
Local: Sede da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – Av. Francisco Sá, 1801 Jacarecanga Fortaleza/CE