Primeiras doses da vacina Butantan chegam ao Ceará
As primeiras doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan chegaram ao Ceará na última segunda-feira (12) e foram incorporadas à rede de frio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Neste primeiro momento, os imunizantes serão destinados ao município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Os imunizantes serão distribuídos de forma escalonada, considerando o ritmo de produção e a disponibilidade dos imunizantes. A coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, explicou que a estratégia será implantada por etapas, começando com o município de Maranguape.
A meta inicial é vacinar cerca de 41% da população contemplada já na primeira semana de aplicação. A estimativa é de que o município receba 60.125 doses do imunizante ao longo de toda a campanha.
A vacinação será iniciada no dia 17 de janeiro, marcado como o Dia D de mobilização da campanha. A população de 15 a 59 anos residente em Maranguape será a primeira a receber o imunizante.
A distribuição das doses seguirá um planejamento escalonado, permitindo que a vacinação seja ampliada para outros públicos e municípios à medida que a disponibilidade de doses for aumentando.
Maranguape será o primeiro município do Ceará a receber as vacinas produzidas pelo Instituto Butantan, e a meta é vacinar cerca de 41% da população contemplada já na primeira semana de aplicação.