Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará: Uma Ferramenta de Inclusão Social
Com o objetivo de fomentar projetos esportivos e paradesportivos, a Secretaria do Esporte (Sesporte) do Ceará beneficiou 70 mil pessoas em 2025 por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). A lei visa democratizar o acesso à prática esportiva em todo o território cearense.
O secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, destaca a importância da LIE: “Para a Sesporte, a Lei de Incentivo vai além das estatísticas: é uma ferramenta de inclusão social que garante esporte e lazer para milhares de cearenses em todo o estado”.
Em 2025, a LIE foi aplicada em 55 projetos captados por 42 entidades, com um recurso total de R$ 14.500.000,00. A lei é fundamentada na inclusão social, garantindo a prática esportiva em 17 municípios do Ceará.
As modalidades esportivas oferecidas incluem basquete, volei, futebol, futsal, handebol, vela, xadrez, tênis de mesa, atletismo, surf, Kitesurf, E-futebol, E-Sports, Stand Up Paddle, Jiu-jítsu, Corrida de rua, Natação, Hóquei sobre patins e Fut 7.
A iniciativa permite que a população do Ceará tenha a oportunidade de descobrir novos talentos e vivenciar o esporte em suas mais diversas formas.