Equipe de Polícia Civil e Militar desmantela Organização Criminosa
Uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na apreensão de um jovem suspeito de envolvimento em uma organização criminosa que executava ataques a provedores de internet em Graça. O adolescente, de 16 anos, foi preso após uma denúncia anônima que levou a equipe de policiais civis a uma investigação sobre ameaças a um provedor de internet local.
De acordo com as investigações, o jovem suspeito exigia pagamentos de um grupo criminoso em troca da paralisação de ataques a provedores de internet. A equipe de policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral repassou as informações à PMCE, que então realizou a apreensão do jovem suspeito e recuperou 29 roteadores, carregadores e conectores de fibra óptica.
Resumo da Ação
O jovem suspeito foi apresentado na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral, onde foi autuado por ato infracional análogo à integrar organização criminosa e extorsão. Ele segue à disposição da Justiça e o caso é investigado pela Delegacia de Pacujá.
Conforme levantamento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as Forças de Segurança do Estado já capturaram mais de 84 pessoas suspeitas de envolvimento em crimes contra provedores de internet desde março de 2025. Entre os alvos, estão donos de provedores de internet clandestinos, indivíduos que executaram os ataques e mandantes de crimes como homicídios e tráfico de drogas.