O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) apresenta a partir desta quinta-feira, 4 de dezembro de 2025, a exposição inédita “Turbilhão”, com fotografias de artistas brasileiros das décadas de 1950 e 1960. A mostra, com entrada gratuita, será aberta às 16h no andar +2 do Anexo do museu.
As 47 fotografias, de 30 fotógrafos brasileiros, estavam guardadas na Sociedade Francesa de Fotografia. A coleção foi descoberta pelo pesquisador brasileiro Lucas Menezes, que assina a curadoria da exposição. A exposição “Turbilhão” integra a programação da Temporada França-Brasil 2025.
A coleção expõe a diversidade estética e técnica que marcou a fotografia brasileira no pós-guerra. As imagens retratam cenas do cotidiano, paisagens rurais e urbanas, além de experimentações modernas e abstratas.
A exposição conta com obras de Chico Albuquerque, Geraldo de Barros, Thomaz Farkas, Nelson Korjanski, Gaspar Gasparian, Eduardo Salvatore, José Yalenti, Marcel Giró e José Oiticica Filho, entre outros. Muitos desses artistas ganharam reconhecimento ao longo das décadas e são hoje considerados expoentes da fotografia brasileira.
As fotografias foram produzidas por membros de fotoclubes do Rio de Janeiro e São Paulo, associações de fotógrafos amadores e profissionais que buscavam afirmar a fotografia como arte. O grupo era composto por membros da classe média, migrantes de diversas regiões do Brasil, imigrantes e filhos de imigrantes da Europa e do Japão. A coleção apresenta variadas técnicas de tomada e ampliação de imagem, refletindo o experimentalismo característico do período.
Além das fotografias, a exposição inclui reproduções de livros, revistas, catálogos de exposições e manuscritos, oferecendo contexto sobre a produção da época, seu alcance e seus ciclos de repercussão.
O nome “Turbilhão” foi inspirado em duas imagens homônimas da coleção e busca evocar o intenso movimento de trocas e influências que caracterizou o cenário internacional da fotografia da época.
O Museu da Imagem e do Som do Ceará está localizado na Avenida Barão de Studart, 410, Meireles. A exposição é livre para todos os públicos.
Fonte: www.ceara.gov.br