policiacivilalessandraxavier
policiacivilalessandraxavier

Uma grande operação integrada foi deflagrada neste sábado, dia 29, em Maranguape, visando combater o crime e desarticular grupos criminosos. A ação é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), através da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), e abrange a Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24).

Participam da operação equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense. O suporte aéreo é garantido pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Outras coordenadorias da SSPDS, como a de Operações de Segurança (Ciops), de Planejamento Operacional (Copol) e de Inteligência (Coin), também estão envolvidas. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) completam o efetivo. As equipes se deslocaram de Fortaleza para Maranguape no início da manhã.

O foco da operação é a prevenção e repressão a Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs). As ações incluem saturações preventivas, fiscalização e abordagens a pessoas suspeitas, tudo baseado em dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Entre janeiro e outubro deste ano, a atuação policial em Maranguape resultou em 382 capturas, entre prisões em flagrante e cumprimento de mandados. Este número representa um aumento de 47,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram efetuadas 259 prisões. No mesmo período, as forças de segurança apreenderam 106 armas de fogo no município, um aumento de 51,4% em comparação com as 70 apreensões realizadas entre janeiro e outubro do ano passado.

Em todo o estado do Ceará, foram contabilizadas 29.408 prisões em flagrante ou por mandado no período de janeiro a outubro de 2025, um aumento de 15,9% em relação às 25.369 capturas registradas no mesmo período de 2024.

A população pode colaborar com as investigações fornecendo informações através do Disque-Denúncia (181) ou pelo WhatsApp (85) 3101-0181, onde denúncias podem ser feitas por mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O serviço também está disponível online através do “e-denúncia”.

Fonte: www.policiacivil.ce.gov.br

Destaques 

Relacionadas

Menu