Uma grande operação integrada foi deflagrada na manhã deste sábado em Maranguape, área de segurança integrada 24, com o objetivo de combater o crime e desmantelar grupos criminosos. A iniciativa, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), visa, em particular, reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).
A ação mobilizou diversas forças de segurança, incluindo a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense, Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas, Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança, Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional, Coordenadoria de Inteligência, Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, e o Departamento Estadual de Trânsito. As equipes se deslocaram de Fortaleza para Maranguape para dar início aos trabalhos.
As operações incluem saturações preventivas, fiscalização e abordagem de pessoas suspeitas, com foco na repressão aos CVLIs e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs). As estratégias utilizadas são baseadas em dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Entre janeiro e outubro deste ano, as ações em Maranguape resultaram em 382 capturas, entre flagrantes e cumprimento de mandados, representando um aumento de 47,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando 259 pessoas foram presas. No mesmo período, foram apreendidas 106 armas de fogo, um aumento de 51,4% comparado com as 70 apreensões registradas em 2024.
Em todo o Ceará, foram registradas 29.408 prisões em flagrante ou por mandado de prisão de janeiro a outubro de 2025, um aumento de 15,9% em relação às 25.369 capturas realizadas no mesmo período de 2024.
A SSPDS reforça a importância da participação da população, incentivando o envio de informações que possam auxiliar nas investigações. Denúncias podem ser feitas através do número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, pelo WhatsApp (85) 3101-0181, ou pelo do serviço 181.
Fonte: www.ceara.gov.br