A iniciativa acontece em parceria com o Governo Federal por meio do Programa Agora Tem Especialistas
A iniciativa acontece em parceria com o Governo Federal por meio do Programa Agora Tem Especialistas

O Governo do Ceará promoveu neste sábado, 22, o 2º Dia C de Cirurgias, uma iniciativa que visa acelerar a fila de espera e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. A ação, realizada em parceria com o Governo Federal, mobilizou 97 hospitais em 56 municípios cearenses. A expectativa é que sejam realizados mais de 3 mil procedimentos cirúrgicos ao longo do dia.

O governador Elmano de Freitas acompanhou o início dos trabalhos no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), em Fortaleza. Durante o evento, o governador agradeceu aos profissionais de saúde e gestores envolvidos na organização e execução do mutirão.

Serão realizadas cirurgias em diversas especialidades, incluindo Oftalmologia, Cirurgia Geral, Ortopedia/Traumatologia, Ginecologia, Urologia, Dermatologia, Oncologia, Otorrinolaringologia, Vascular, Cabeça e Pescoço, Neurocirurgia, Cirurgia Pediátrica, Cardiologia, Bucomaxilo, Mastologia e Cirurgia Torácica.

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, destacou o esforço da rede municipal em atingir a meta de 600 cirurgias e mencionou a realização de 48 mil procedimentos nos primeiros dez meses de sua gestão.

A primeira edição do Dia C de Cirurgias, realizada em setembro, beneficiou mais de 3 mil pacientes em 54 municípios, superando a meta inicial de 2.600 procedimentos. Em 2025, o estado já contabiliza a realização de 134.533 cirurgias.

Lauro Vieira, representante da Secretaria da Saúde (Sesa), enfatizou a importância da iniciativa como uma ação concreta para a saúde da população cearense, visando transformar o evento em uma prática contínua.

Prefeitos de diversos municípios, como Caucaia, Quixeramobim e Aracati, agradeceram o apoio do Governo do Ceará e ressaltaram os benefícios do programa para suas comunidades, incluindo a realização de cirurgias inéditas, como cirurgias de joelho em Aracati.

A superintendente da região do Cariri, Tereza Cristina Mota, mencionou o impacto positivo da Carreta da Saúde, do Governo Federal, que já atendeu mais de 1250 mulheres na região.

Maria Francisca da Mota, mãe de uma paciente do Hias, expressou sua gratidão pela oportunidade de realizar a cirurgia de sua filha, Maria Vitória, que passou pela retirada de um cisto auricular.

A diretora-geral do Hias, Fábia Linhares, celebrou o aumento no número de cirurgias realizadas no hospital em relação ao primeiro Dia C, passando de 25 para 46 procedimentos em cinco especialidades.

Fonte: www.ceara.gov.br

Destaques 

Relacionadas

Menu