A Pinacoteca do Ceará, um dos principais espaços culturais do estado, promove no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, uma aula aberta imperdível sobre a obra e o legado da filósofa Lélia Gonzalez. A atividade, intitulada “Lélia Gonzalez – a teórica da Amefricanidade”, será ministrada por Raquel Barreto, historiadora e atual curadora-chefe do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio). O evento está marcado para as 18h, no auditório da Pinacoteca.
Raquel Barreto, com um currículo notável no cenário artístico nacional, propõe um aprofundamento na obra de Lélia de Almeida Gonzalez (1935-1994). A filósofa, antropóloga e influente líder do movimento negro brasileiro, introduziu o conceito de amefricanidade na década de 1980. Sua contribuição revolucionária ofereceu uma nova perspectiva aos debates intelectuais latino-americanos, proporcionando uma análise continental e abrangente da formação social e cultural das Américas, enfatizando o papel central de negros e indígenas. A produção de Lélia Gonzalez destaca as marcas da africanidade presentes no mundo do trabalho, na cultura e na linguagem. Ela é considerada uma das primeiras teóricas decoloniais.
A aula integra a programação do III Afrocearensidades, uma iniciativa do Governo do Ceará, e é realizada em parceria com o Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, marcando também o encerramento do III Encontro de Teoria Crítica e Psicanálise e do V Colóquio de Teoria Crítica.
A Pinacoteca do Ceará, inaugurada em dezembro de 2022, tem se consolidado como um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão, promovendo o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a sua abertura, o museu já recebeu mais de 232 mil visitantes.
A entrada para a aula é gratuita, sujeita à lotação do auditório, que possui 100 vagas. A classificação indicativa é livre, e o evento contará com acessibilidade em Libras. O acesso será por ordem de chegada. A Pinacoteca do Ceará está localizada na Rua 24 de maio, Praça da Estação, no Centro da cidade.
Fonte: www.ceara.gov.br