casacivilisabellacampos
casacivilisabellacampos

O renomado compositor, cantor, professor e tradutor Tiganá Santana é o convidado especial do programa “Conversa de Ateliê” na Pinacoteca do Ceará. O evento, agendado para quinta-feira, dia 13, promete uma imersão nos desafios enfrentados por artistas que também atuam na gestão cultural. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Pinacoteca e o Museu da Imagem e do Som (MIS-CE).

Com o tema “Gestão Artística-Cultural: desafios entre ser artista e gestor”, o debate, que terá início às 18h, abordará a complexa relação entre a criação artística e a administração cultural. Tiganá Santana, conhecido por desafiar as convenções artísticas, compartilhará suas experiências e reflexões sobre como os gestores podem impulsionar projetos inovadores e originais. A atividade integra a programação do III Festival Afrocearensidades e contará com tradução em Libras para garantir a acessibilidade.

Além do debate, o artista também se apresentará na sexta-feira, dia 14, com o show “Tiganá Santana conta suas poéticas”, na praça do MIS. Em um ambiente intimista, ele interpretará canções de seus diversos álbuns, incluindo o recente “Caçada Noturna”, em português, kimbundu, kikongo, espanhol e francês.

Tiganá Santana, pioneiro ao lançar um álbum com canções em línguas africanas no Brasil, é reconhecido por sua expertise em cosmologia africana, tema de sua premiada tese de doutorado. Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ele acumula participações em exposições como artista e curador, como a mostra “Línguas africanas que fazem o Brasil”, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Sua obra é reconhecida por comunidades acadêmicas como referência nos estudos africanos bantu no Brasil.

A Pinacoteca do Ceará, inaugurada em dezembro de 2022, tem como missão preservar, pesquisar e divulgar seu acervo artístico, além de promover ações formativas para artistas, estudantes e a comunidade em geral. O museu já recebeu mais de 232 mil visitantes desde sua abertura.

O evento “Conversa de Ateliê” com Tiganá Santana é gratuito, com participação sujeita à lotação do espaço.

Fonte: www.ceara.gov.br

Destaques 

Relacionadas

Menu