casacivillarissafalcao
casacivillarissafalcao

O mês de novembro ganha um foco especial na prevenção e tratamento da diabetes com o lançamento da campanha Novembro Diabetes Azul. O Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), órgão da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), preparou um calendário repleto de atividades educativas para pacientes e seus acompanhantes, que se iniciou nesta quarta-feira (5). Além disso, o centro promoverá um mutirão de mapeamento de retina, aberto ao público no dia 10 de novembro, e intensificará a vacinação para pessoas com diabetes.

A diabetes é caracterizada pela alta concentração de açúcar no sangue, condição que, se não controlada, pode levar a sérias complicações em diversos órgãos, como coração, rins, olhos e nervos. No Brasil, a prevalência da diabetes atinge 10,2% da população nas capitais, estimando-se que 20 milhões de brasileiros convivem com a doença.

Além do acompanhamento médico, mudanças no estilo de vida, como alimentação saudável e prática regular de atividades físicas, são cruciais para o controle da diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença. A educação sobre diabetes é, portanto, uma ferramenta fundamental.

“Existe um verdadeiro fantasma em torno do diagnóstico, com muita falta de apoio. A equipe do CIDH oferece informações adequadas para que a pessoa consiga conviver com a diabetes”, explica Marcela França, diretora clínica do CIDH. Ela destaca que ainda há muitos mitos sobre a doença e que abordagens restritivas na alimentação podem prejudicar o tratamento.

A programação especial do Novembro Diabetes Azul inclui cursos para pacientes com diabetes tipo 2, ações educativas para crianças e gestantes, e reforço da vacinação.

No dia 10 de novembro, o mapeamento de retina estará disponível para o público em geral. A distribuição de senhas terá início às 8h. Este exame é crucial para a detecção precoce da retinopatia diabética, a principal causa de cegueira irreversível em adultos.

Fonte: www.ceara.gov.br

Destaques 

Relacionadas

Menu