Representantes de diversos estados brasileiros se reuniram no Paraná, entre 28 e 31 de outubro, para o II Encontro Nacional das Centrais de Disque-Denúncia. O objetivo principal foi fortalecer a integração entre as instituições, compartilhar resultados e aprimorar as estratégias de recebimento e encaminhamento de denúncias anônimas.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) marcou presença no evento com o Disque-Denúncia 181. A participação visa reforçar o compromisso das centrais em estimular a participação da sociedade, contribuindo para a prevenção e elucidação de crimes em todo o país, por meio do fortalecimento da cooperação entre os órgãos de segurança pública.
Segundo o capitão PM Diogo Monteiro, gestor do Disque-Denúncia 181 da SSPDS, o encontro foi de extrema relevância para o fortalecimento e aprimoramento do serviço em âmbito nacional. Ele destacou a oportunidade de gestores de diversos estados constatarem que dificuldades específicas são comuns à maioria dos entes federativos, além de conhecerem estratégias e soluções inovadoras implementadas para superar esses desafios.
A integração proporcionou trocas de conhecimento que contribuem para a melhoria de todos os Disque-Denúncia do país, validando e contribuindo mutuamente para as boas práticas, promovendo o intercâmbio de conhecimento e a disseminação de modelos de sucesso entre os participantes. O evento gerou propostas de melhorias para o serviço, consolidando uma rede nacional de cooperação fundamental para o combate à criminalidade e o aprimoramento contínuo dos canais de denúncia.
O Disque-Denúncia 181 da SSPDS disponibiliza canais para o envio de informações sigilosas. A população pode contribuir com as investigações repassando informações para o número 181, ou para o (85) 3101-0181, número de WhatsApp para denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. Há ainda a opção do “e-denúncia”, o do serviço 181. O sigilo e o anonimato são garantidos em todos os canais. O do Disque-Denúncia 181 foi lançado em junho de 2024 e facilita o envio de informações sigilosas por meio de celular, tablet ou computador. Na página inicial, o usuário encontra 15 tipificações criminais pré-cadastradas, além de um campo para denúncias relacionadas a outros crimes.
Fonte: www.ceara.gov.br